sábado, 26 de abril de 2014

Consumo consciente de alimentos

O nosso organismo responde de acordo com a alimentação que ingerimos. O corpo dá sinais e interpretá-los faz toda a diferença na prevenção de doenças


Por Isolda Souto Maior


Dra. Maria Amazonas
Parafraseando o nome da nossa revista eletrônica “Vida Leve”, segundo a Dra Maria Amazonas, Endocrinologista e Vice - Presidente da  Sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia regional Pernambuco - SBEM, as dicas mais valiosas para uma alimentação saudável são, se preocupar em ter uma dieta balanceada, fazer atividade física regularmente, observar alterações do peso e sempre realizar visitas regulares ao médico.

A principal doença decorrente de uma má alimentação é a obesidade. E a partir doaumento de peso, surgem as consequências como, a hipertensão arterial e diabete sistêmica. Fora isso, o paciente  pode ter comprometimento na sua qualidade de vida, com a dificuldade para locomoção, a sobrecarga em cima das articulações, problemas gastro- intestinais e refluxo. A gota também é o reflexo de uma má alimentação.

Dentre os alimentos mais nocivos para alimentação são aqueles ricos em carboidratos simples, resumindo, o açúcar ou aqueles muito ricos em gorduras, principalmente  a gordura animal (carne vermelha), as frituras e alguns derivados do leite , como, margarina, manteiga e ovos e ainda os doces e as massas. Vale registrar que as alimentações realizadas em fast-food não fazem bem à saúde por conter sal (sódio) mas, principalmente por serem realizadas à base de carboidrato simples e gordura.


Em relação a tireoide não existe de uma maneira muita direta e clara sua relação com maus hábitos alimentares, mas, os sintomas são evidentes  na ingesta excessiva de sódio. A hereditariedade e o histórico de doenças familiares são fatores  que influenciam diretamente na genética de cada indivíduo.


O Endocrinologista pode ser procurado a partir de qualquer idade, existem até recém-nascidos que precisam  realizar tratamento com este especialista. Porém, as causas mais comuns são, suspeita de diabetes, doenças da tireoide, gota, ou qualquer distúrbio hormonal.

Importante incorporar na rotina diária que os hábitos de vida saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada se refletem na saúde do nosso organismo e no bem estar de cada um de nós, para que assim possamos viver bem e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário