sábado, 26 de abril de 2014

Alimentação fora de casa pode ser saudável

Quem precisa se alimentar na rua, sabe a dificuldade de resistir as tentações e como a pressa pode ser inimiga dos bons hábitos.


Por Pietra Valadares


A falta de opções de alimentos leves, e oferta de refeições e lanches gordurosos, é um dos grandes obstáculos para uma alimentação saudável. A nutricionista Maria de Conceição de Macedo,  especialista em nutrição clínica e de pacientes com câncer, trabalha no desenvolvimento de cardápios adequados a dieta hospitalar.

Para a nutricionista, é importante escolher as combinações corretas de alimentos, evitar os industrializados e escolher carnes magras, de preferência com pouca gordura. "Nenhum alimento industrializado entra na característica de saudável. A realidade é que precisamos lançar mão para que seja possível atender as necessidades de algumas patologias ou dificuldades de organizar a alimentação", esclarece. 

Segundo a especialista, as consequências da má alimentação são várias: de diabetes a risco de desenvolver problemas cardiovasculares,  mas, a curto prazo, seriam a redução dos níveis de vitaminas e minerais que acarreta, queda de cabelo, anemia.

Para Conceição Macedo,  alimentar-se bem não custa caro. "Na verdade gastamos muito mais com guloseimas e besteiras do que para se alimentar de forma saudável. Por exemplo refrigerante fica mais caro que suco, tubérculo é mais barato que pão, mas pão é um alimento mais fácil e prático". 
Alimentação fora de casa
Buffet de restaurante self-service

Na hora do almoço, o self-service é uma boa opção desde que saiba o local e o se deve comer. "Com determinação se come muito bem em restaurante", afirma. 

E aconselha o uso de marmita desde conhecida a procedência e acondicionada de forma adequada, a mesma recomendação vale para os restaurantes tipo self-service.

O recomendado é começar pela salada pois é possível aumentar a saciedade para comer menos depois. Coma à vontade verduras só tome cuidado os molhos. Utilize à vontade: vinagre, vinagre balsâmico, limão e ervas como tempero. Utilize pouco: sal, molho inglês, molho de soja por conter muito sal  e azeite por ser gorduroso.

Entre refeições


O lanche são as refeições feitas entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar, com o objetivo de diminuir a fome nas refeições principais, principalmente quando passamos do horário correto. 


Muitas pessoas costumam fugir da dieta nesses momentos e optar por lanches mais calóricos como: biscoito, bolos, salgadinhos, pipoca, empada, coxinha, pão de queijo, amendoim, chocolate etc, uma vez perdida não tem problema, mas se for um hábito sim. Está totalmente errado. 

A nutricionista recomenda principalmente o consumo de frutas, gelatina diet e com as famosas barrinhas de cereais ter cuidado. " Pode ser uma opção de lanche, porém lembrar que mesmo sendo barra de cereal é um produto industrializado com corantes, estabilizantes, acidulantes, etc.", explica.

Dicas para manter uma dieta saudável:

Consuma alimentos cozidos (verduras, legumes e folhas cozidas.);


Evite alimentos com muita gordura;


Evite liquido no horário das refeições.


Levar sempre uma garra de água,  para que possa consumir com frequência. Deve-se ingerir em media 2,5 L/dia;


Manter sempre consigo alimentos nutritivos e fáceis de levar (maça, pêra, kiwi, caqui, pinha, tangerina, etc.) como alternativa de lanches; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário