domingo, 6 de abril de 2014

O que você come

Se alimentar bem é uma ótima maneira de cuidar da saúde. Mas você já parou para pensar nas consequências de consumir este ou aquele alimento?


Por Daniela Venâncio


As escolhas que fazemos na hora de levar o alimento tem um grande impacto na saúde de outras pessoas. Alternativas consideradas saudáveis, chegam as nossas casas, muitas vezes, contaminadas com produtos tóxicos. O preço dos alimentos orgânicos influencia na hora da compra. Em comparação com alimentos convencionais - com agrotóxicos - os orgânicos ainda saem mais caros ao bolso do consumidor.

   
Os produtos transgênicos são geneticamente modificados. Ou seja, os cientistas retiram características genéticas de uma planta e implantam em outra.
Já os orgânicos são livres de insumos artificiais. Sejam os alimentos in natura ou processados, para ser considerado orgânico, além de ser cultivado sem agrotóxicos ele deve ser livre de corantes, conservantes ou aromatizantes.

Há muitas pesquisas científicas sobre os efeitos dos alimentos transgênicos e principalmente dos alimentos cultivados com o uso de agrotóxicos no organismo humano.
Dados do Ministério do Meio Ambiente indicam que o Brasil é o campeão mundial em consumo de agrotóxicos, são mais 130 mil toneladas por ano. Isso reflete na saúde de mais de 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Segundo a engenheira agrônoma e mestra em desenvolvimento em meio ambiente, Deiziane Lima Cavalcanti, é possível cultivar alimentos sem o uso de agrotóxicos.
Eng. Agronôma Deiziane Lima
“Produzir agroecológicamente é viável. Pois quando se promove o equilíbrio no ambiente em que o agricultor está trabalhando e dentro deste equilíbrio ele não precisa comprar sementes ou adubo. Isso cria a sustentabilidade.”

A monocultura é o cultivo de um só tipo de produto agrícola. Essa pratica empobrece o solo, pois a vegetação do lugar é devastada para o plantio de um só tipo de produto. Outro ponto é o uso de excessivo agrotóxico que desequilibra o ecossistema da região onde são estabelecidas estas plantações.

Somos todos responsáveis pelo desenvolvimento da cultura da agroecologia. Ao consumir alimentos orgânicos estamos apoiando uma causa que pode salvar milhões de vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário